sábado, 8 de setembro de 2012

Cecilianas e Personagens Rítmicos




Imaginemos uma cena numa peça com três personagens: o primeiro atua de forma brutal batendo no segundo; o segundo sofre esta ação, uma vez que suas ações são dominadas por aquelas do primeiro; e por último, o terceiro personagem está presente no conflito mas permanece inativo. Se nós transpomos esta parábola para o campo do ritmo, nós temos três grupos rítmicos: o primeiro, cujos valores rítmicos estão sempre aumentando, é o personagem que ataca; o segundo, cujos valores diminuem, é o personagem que é atacado e o terceiro, cujos valores nunca mudam, é o personagem que permanece imóvel. (Olivier Messiaen)


Lembrando uma aula de musicalização da Cecília, me veio um plano para a composição de algumas peças para piano solo: as “Cecilianas”. Descrição da cena: no quarto são 2 personagens ativos (A), que conduzem as ações dos outros; outros 4 personagens são "hiper-ativos" (B), pois além de participarem das ações, em alguns momentos traçam uma escapada, com gestos imprevisíveis; e há também mais 3 personagens testemunhas (C), que ficam apenas observando (ver esquema abaixo):





O Plano:

1.       grupos de 2-4-3 conjuntos de notas (para cada identidade de personagens respectivamente: A-B-C);
2.       três registros para cada grupo, respectivamente: A=agudo; B=médio; C=grave;
3.       a entrada de cada grupo de notas deverá seguir a seguinte ordem numérica: 2-4-3-5, em cânone...;
4.       três comportamentos para cada grupo: A=notas repetidas em stacatto + “buracos”; B=notas em tenuto com intervenções de apojaturas;  C=notas oitavadas longas e acentuadas;

Ok, vamos ver como isso soa:


Humm... legal !! Já temos um comportamento (território) com certo grau de consistência (identidade). Digamos que uma foto de uma paisagem em estado bruto... O próximo passo é dar continuidade, "esculpir" esta paisagem e... traçar a irresistível linha de fuga!!

Mas este passo vai ter que esperar um pouco na fila... não percam os próximos posts...!!!


 *     *     *

Para saber mais sobre os "personagens rítmicos" de Messiaen:

1. texto de silvio ferraz (clique aqui);
2. pedaço de texto de Ronald Bogue (clique aqui);
3. dissertação de Salomé Walt (clique aqui);

Nenhum comentário:

Postar um comentário