sábado, 1 de setembro de 2012

Quando não estou compondo, estou...


...tentando compor.

Aliás, a maior parte do tempo funcina assim para mim: tentando, tentando, tentando, e de tanto tentar, já criei calos, ou melhor, TENTÁCULOS !!!

Não é tão simples parar e compor. Parar significa: parar tudo!! A única coisa que consegue parar tudo é um obturador... por isso sou meio obcecado por tirar fotos (...e as pessoas me confundem com aquela imagem estereotipada de japonês que come, reza e compõe com uma câmera fotográfica no pescoço)... o caso é mais sério...

Em síntese, quando estou tentando compor, não estou compondo de fato: estou comendo, tirando fotos, preparando aulas, tirando fotos, dando aulas, dirigindo e tirando fotos, brincando com a Ceci, tirando fotos da Ceci, tirando fotos da Ceci, tirando fotos da Ceci..., assistindo um filme com a Li, conversando com colegas, tirando fotos dos colegas... mas...

...mas, as composições (atuais e virtuais) estão sempre lá, de vigília... brincando com a Ceci, lá estão as "Cecilianas", uma série de peças curtas para piano solo, no estilo dos "Jogos", de Kurtág; quando estou lendo Cortázar, lá está o projeto "Octaedro", oito peças para formações distintas (duas eu já conclui: "aí, mas onde, como?", e "os passos no rastro"); quando estou escovando os dentes, está lá no fundo da boca uma peça para violino solo com manipulação eletroacústica... ad perpetuum mobile...


Os Tentáculos não param nunca... trabalham full time, nas várias camadas possíveis (polirritmia??).

Por isso, quando consigo parar tudo, sentar e compor.... é um privilégio!! A música vem mais "pura", somente uma meia dúzia de Tantáculos, e a maioria com o foco na composição que está por vir...

A partir de hoje, não vou mais somente comer, rezar e compor... a fachada rachou!!

No mais subcutâneo povoam os Tentáculos da Subjetividade!!! (..era o título de uma composição para orquestra... agora virou título do blog...)

...e agora estou tentando compor... mas não estou compondo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário