sexta-feira, 7 de setembro de 2012

In(-ter)dependência (ou Morte?) dos Tentáculos

(cadernos de composição: julho de 2010)


Hoje, 07 de setembro, 08:57 am, resolvi resgatar algumas anotações do passado para poder re-projetar atualizações no plano de composição dos "tentáculos da subjetividade". Um plano não nasce do nada... primeiro, precisamos estar vivos!! Começar a esboçar o plano na cabeça, depois anotar "coisas"no papel, pensar e re-pensar... anotar mais idéias, sons que ainda não são sonoros... um pedido de "socorro": não estou conseguindo imaginar exatamente o que eu estou querendo imaginar, preciso ouvir algumas coisas... pular da cadeira e cair num phone de ouvidos: "...é isso!! ...Isso que eu quero compor!!


Mas ainda falta muito.... quais notas, intervalos, blocos vou utilizar?? ...quais instrumentos vão tocar o quê?? ...quais valores rítmicos??? ...e depois do primeiro bloco, o que acontece?? ...como dar continuidade?? Faltam ainda muitas definições dos detalhes daquilo que efetivamente vai acontecer e se desdobrar na duração do presente... alí onde reside a verdadeira Independência da composição... o objet(-iv)o final!!

...remexendo novamente... remoendo e desencalhando mais arquivos...

Hoje, 07 de setembro, 9:34 am, preciso resgatar algumas anotações do mais-passado para poder re-projetar outras atualizações no plano de composição dos "tentáculos da subjetividade". Que tal 13 de janeiro de 2009??

(cadernos de composição: janeiro de 2009)

Muito bom !! Aqui já tenho dados mais precisos, idéias mais detalhadas e quase já um plano global das grandes partes. Dos gráficos visuais e desenhos, para a descrição verbal, o território começa a se configurar de outro modo. Daqui já posso ir direto ao Sibelius e começar a... ops, mas espera um pouco... ainda faltam especificações mais detalhadas. Na verdade, o problema é um pouco delicado e complexo... há um momento no processo de composição que tudo pode desmoronar (...o famoso balde d'água gelada!).

... mais remeximentos psíficos... remoeção e desentulhamento de mais novos-velhos arquivos...

Hoje, 07 de setembro, 10:51 am, já começo a me desviar muito do plano, quase um TOC por precisar resgatar algumas anotações do mais-avariado-passado para poder re-projetar outras novas atualizações no plano de composição dos "tentáculos da subjetividade": ... 2008?!?!?

(cadernos de composição: dezembro de 2008)

E agora? Aonde quer chegar esses tentáculos? Por quê até hoje eles ainda não se libertaram? Por que compor esses tentáculos? Por que mesmo eu quero compor? ... Quando chegamos nesse ponto, o melhor a fazer é "dar um tempo"... respirar... tomar um café.

Meu psicólogo sempre me diz para não ficar remoendo o passado... começa a desestabilizar os eixos. Daí, diz meu psicólogo-mestre-dos-tantéculos: "assim que você perceber, se der conta que as coisas começaram a desandar, que as camadas dos fluxos intensivos das vozes polirrítmicas dos comportamentos texturais dinâmicos estiverem se sobrepondo, faça imediatamente o seguinte: aperta o botão "RESET"!! (...sem medo, sem titubear, não fica pensando se isso, se aquilo, pois todas estas vozes fazem parte dos tentáculos...)

*     *     *

Hoje, 07 de setembro, 11:16 am: vou ouvir um Hans Zender e depois curtir o 07 de setembro com a família:


3 comentários:

  1. Professor, ler seus devaneios e reflexões (às vezes desconexos) sobre composição tem sido uma aula e tanto!! estou acompanhando... grande abraço!

    F. Magre

    ResponderExcluir
  2. Grande Fernando!!
    Você acertou na mosca---> "devaneios e reflexões desconexas sobre composição"!! ...agora, se é ou não uma "aula e tantos...", isso já não posso garantir... já que, na academia, uma aula nunca pode ser fundamentada em devaneios desconexos... por isso este blog surgiu!!
    Não é uma sala de aula... é uma sala obscura, buraco-negro... cuidado, você nunca saberá em qual dimensão vai cair... Mas não estou fazendo apologia contra a academia, pelo contrário: são lados da mesma moeda, Campo e Contra-camp... sem a aulas da academia, fica difícil acompanhar as camadas mais subcutâneas do Lado "B"...
    Fique à vontade para acompanhar e fazer perguntas e dialogar... vai ser um grande prazer!!
    Um abraço!!
    F.K.

    ResponderExcluir
  3. ...aliás fernando,você participa do plano de composição do próximo post... que coincidência hein!!! f.k.

    ResponderExcluir